sexta-feira, 16 de maio de 2008

O que pega bem e o que pega mal em casamentos

Depois de meses de preparação, nenhum casal quer correr o risco de cometer gafes na hora da cerimônia ou da recepção dos convidados no casamento.

De acordo com Daniele, cuidados com a harmonia do evento e com a compatibilidade entre o sonho e o orçamento são fundamentais para que a festa seja um sucesso. “Fica feio para uma noiva que escolheu se casar no campo usar brilhos, salto alto e um buquê cascata, por exemplo. Nossa função é garantir que tudo faça parte de um mesmo contexto”, diz.

Cortejo de honra
Segundo Daniele, damas e pajens não são necessários em casamentos informais, realizados pela manhã ou até as 17h. Neste caso, os noivos só devem optar pela presença das crianças na cerimônia caso tenham uma relação afetiva com elas. Já em cerimônias formais e realizadas a partir das 18h, a presença das damas e pajens é indispensável. A quantidade de crianças deve ser compatível com o tamanho do altar, já que as damas, pajens e padrinhos devem ficar dispostos confortavelmente ao lado dos noivos. A regra para a quantidade de padrinhos e madrinhas também depende do tamanho do altar. O número de casais deve ser ímpar, já que os pais dos noivos serão o casal par que encerrará a formação do altar e do cortejo de honra. Apesar desses cuidados com o cortejo, Daniele ressalta: “o mais importante não é a etiqueta, é aquilo que está no coração dos noivos. Se eles têm pessoas importantes que devem estar no cortejo, elas vão estar, porque é um momento de bênção”.

Atraso da noiva
Ao tratar desse assunto, Daniele é enfática: atrasar é falta de educação. Em grandes cidades, no entanto, por conta do trânsito caótico, deve-se colocar no convite um horário 30 minutos antes do realmente marcado para a cerimônia. Esse prazo serve, de acordo com a cerimonialista, para a chegada dos convidados e também para que a noiva chegue pontualmente ou atrase no máximo 10 minutos, sem desrespeitar os convidados.

Vestido
O vestido da noiva é a primeira coisa que se escolhe em um casamento. Por isso, cuidados com o que valoriza o corpo são essenciais na hora dessa escolha. “É preciso ressaltar o que a noiva tem de mais bonito e não simplesmente seguir um modelo de uma revista, por exemplo. O mais importante é que a noiva se sinta linda”, diz.

Cabelos
A tendência atual em penteados para as noivas é de cabelos metade presos e metade soltos. Esteticamente, em função da festa, essa talvez não seja uma boa opção, a não ser que a noiva disponha de um profissional para acompanhá-la e dar suporte durante todo o evento.

“Acho que noiva tem que estar bonita do início ao fim da festa e o que fica desse dia são as fotos. A produção da noiva tem que ser impecável e esse tipo de cabelo, depois de um tempo, parece que está despencando”, diz. O cabelo preso é a melhor solução.
Carros especiais
Para casamentos em serra ou campo, com temática ao ar livre, a carruagem pode ser uma bela opção. Já na igreja, os carros mais usados têm sido, de acordo com Daniele, o Chrysler PT Cruiser, a Mercedes, a BMW e a Limousine em caso de orçamentos que comportem o modelo, que é o mais caro. Para noivas que vão utilizar qualquer outro carro, a dica é optar sempre por veículos pretos. “O carro tem que ser preto para contrastar com o vestido da noiva. Placas personalizadas com o nome dos noivos e a data do casamento também podem ser bem bacanas”, afirma a cerimonialista.

Festa
Chamar apenas alguns dos convidados que estavam na cerimônia para a recepção é terrível, na opinião de Daniele. Para noivos que têm o orçamento mais apertado, o ideal é fazer algo que permita que todos os presentes participem do mesmo momento, mesmo que seja algo simples, como apenas um champanhe com bolo.

Harmonia
Brilhos, salto alto e buquê cascata, se o casamento for no campo, não combinam. Para Daniele, é preciso cuidar para que toda a festa esteja em harmonia. O traje dos noivos, os acessórios, a decoração, os trajes dos convidados, o local, tudo deve estar em sintonia.

Presentes em dinheiro
Segundo Daniele, apesar da tradicionalidade dos casamentos, algumas adaptações são permitidas, desde que feitas com elegância. Por isso, colocar a lista de presentes em uma loja em que a noiva possa escolher o que quer ganhar é fundamental e não é deselegante. Sobre receber o dinheiro em espécie, a cerimonialista ressalta que muitos casais hoje já vivem juntos e optam por casar depois de concretizar um relacionamento e ter o enxoval montado. Neste caso, com a devida explicação aos convidados, é possível, de uma forma elegante, criar as chamadas “cotas de lua-de-mel”. As cotas têm valores, que não sejam exorbitantes, determinados pelos próprios noivos. Elas ficam disponíveis para compra em um site criado pela assessoria de eventos para os noivos. Dentro do site devem estar informações sobre a viagem de lua-de-mel e sobre como os convidados podem adquirir a cota. Os valores dados pelos convidados serão recebidos pelos noivos em espécie, por meio de uma conta criada pela assessoria.

Agradecimento
É recomendado que os noivos escrevam, a próprio punho, cartões de agradecimento, que serão enviados pelo correio, fazendo referências ao presente recebido por cada convidado. Nesse cartão, geralmente os noivos oferecem seu novo endereço para a visita dos convidados. “É elegante, discreto, pontual, e um afago em nosso convidado com um custo muito pequeno”, diz Daniele.

Bem-casado
O bem-casado não pode faltar no casamento. Sua quantidade, no entanto, depende mais uma vez do orçamento dos noivos. Para aqueles que têm condições, é elegante ter um pouco do doce à mesa dos convidados para que eles consumam durante o evento. O restante fica para a lembrança na saída dos convidados. O bem-casado pode ser oferecido em uma embalagem simples ou em caixinhas especiais. Quando a família é católica, é comum embrulhar o bem-casado com uma medalhinha de algum santo. Segundo Daniele, Santo Antônio é o mais popular.

Lembrancinhas
No mercado, há uma grande variedade de lembranças. No entanto, para quem precisa economizar, vale lembrar que elas não são essenciais. “No caso dos populares chinelos, é possível mandar fazer apenas alguns, mas a noiva tem que estar tranqüila porque sempre vai ter aquela prima que não pegou e vai reclamar depois. É uma boa lembrança, os convidados usufruem no próprio evento e isso é bacana”, afirma.
fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/

Nenhum comentário: